quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pro bem

É muito satisfatório saber que todas as coisas contribuem pro bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Imagine só que maravilha, saber que tudo é para resultar no seu bem! (considerando que você ame a Deus).
Então você anda na rua com o peito estufado, cantarolando feliz da vida porque sabe que o universo conspira a seu favor, isso é fabuloso! Sim, o é se de fato compreendermos o conceito de Deus “pro bem”.

Já pensou se todos os caminhos se abrissem quando você passasse? Ou melhor, posso visualizar caminhos, estradas, rodovias de bênçãos mudando suas rotas, criando pernas e correndo até você (que viagem... rs). Exagero meu? (o grotesco se faz ver rs), mas pode acreditar que há quem entenda assim. Talvez você possa estar pensando: - Essa menina não deve conhecer o texto de Deuteronômio 28:2, que diz que as bênçãos nos alcançarão. Bom, não era bem isso que queria citar, mas já que chegamos aqui, posso confirmar o raciocínio.
Pense comigo... você anda em direção a Cristo e uma bênção vem atrás de ti e não te larga, então você chega mais perto do Senhor e mais, e mais, então “as” bênçãos te alcançam, mas em tudo isso você está caminhando em direção a Deus e não das bênçãos, em direção ao Reino e não das “regalias” do palácio. Espero ter me feito compreender.

Agora, voltando “pro bem” de Deus... rs

O bem do Senhor é a maior riqueza que alguém pode alcançar nesta vida, digo ainda mais, esse bem é tão valioso que saltará para a eternidade. O bem do Pai nos transformará e nos tornará semelhantes a Cristo, que apesar de ser Deus, se fez homem e vivenciou os episódios que assistimos ainda hoje, mesmo em épocas diferentes.

O bem de Deus é nos tornar pessoas com caráter lapidado. Como o ouro que vem da terra com formas indefinidas, somos nós, até que seja levado ao ourives que o toma, tratando-o da maneira que só ele sabe para torná-lo uma joia, não só de grande valor mas principalmente numa belíssima arte, especialmente moldada, que pode ser tocada sem arranhar as mãos de quem admira ou até mesmo tenta destruir.

Assim Deus nos vê, preciosíssimos, mesmo ainda em forma bruta. O seu lapidar e moldar são sinônimos de amor, amor esse que nos constrói a cada dia para enfim herdarmos e reinarmos com Ele, no lugar que só os que desejam o “pro bem” de Deus viverão.

Em outra ótica, mais voltada pro externo do que para o interno, posso afirmar que nem sempre o que é bom aos nossos olhos, é aos de Deus. É bem verdade que diversas vezes nos pegamos como críticos, e lamentavelmente tentamos aconselhar ao Senhor. Recordo-me de um texto de Carlos Drummond de Andrade, “No meio do caminho”. Assim como fazem com Drummond em sua poesia, tentamos interpretar e alguns se arriscam a afirmar o pensamento do poeta. Que significado teria a bendita pedra no meio do caminho? Bom, na poesia tenho minhas teorias e outros também têm as suas rs, mas quando se trata do caminho que nos levará para o lar celestial, e se existe uma “pedra”, não importa como ela foi parar ali, de uma coisa tenho certeza, ela está ali pro meu bem, ainda que seja permissão para provar minha fé, como foi com Jó.

Não importa o porquê dela estar ali mas para que ela está ali. Talvez esteja sinalizando algo ou ainda esteja para me fazer tropeçar e atrasar o percurso, livrando-me de um grave acidente.
Podemos especular ao extremo porém antes de qualquer coisa é preciso compreender profundamente que Deus é bom em sua essência, que não têm prazer em seu pesar.
É necessário imprimirmos em nossos acervos do intelecto que todas as coisas contribuem pro bem dos que o amam, ainda que no momento os pensamentos vaguem. É preciso confiar com plenitude em Deus, tendo em vista que amamos a Ele, e se o amamos buscamos fazer sua vontade, isso cabe andar em seu caminho, em sua direção, deixando-nos conduzir por Ele.
Isso tudo é para fixar que se Ele permitiu alguma situação acontecer, algo bom tem nisso, mesmo que você seja reprovado em uma avaliação. Dê glórias a Deus porque pode ser um grande livramento exterior ou mesmo interior. Ele tem todas as respostas. 
Então, confie e jamais desista de viver e desfrutar o “pro bem” de Deus.



Me aguarde, DETRAN. rsrs



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário